Hoje, 21 de setembro, comemoramos o Dia da árvore. A data foi escolhida por ser próxima ao início da primavera, estação em que as flores aparecem em maior quantidade. Essenciais para a vida, as árvores não apenas embelezam o planeta, como ajudam a manter a umidade do ar.
Além disso, auxiliam na diminuição da poluição, pois dissolvem o gás carbônico durante a queima de combustível. Produzem oxigênio, mudam a direção dos ventos, firmam o solo das encostas e também as margens dos rios.
Muitos nutrientes de matérias orgânicas são absorvidos pelas raízes e transformados, através da fotossíntese, em alimento para toda a planta. Folhas, frutos, madeira e raízes das árvores servem de alimento para diversos seres vivos. Até mesmo com a madeira extraída do tronco é possível colher matéria-prima para a fabricação de medicamentos.
E para comemorar o Dia Mundial da Árvore, a Plantanense estará hoje nos colégios das cidades de Pato Branco, Francisco Beltrão, Campo Erê (SC) e Palma Sola (SC) realizando atividades educativas com alunos do 1º ao 5º ano.
Além de transmitir a importância da preservação do meio ambiente, nossa equipe do projeto Força Verde distribuirá desenhos educativos, além de mudas de árvores que serão plantadas pelos alunos nos colégios. A Plantanense entende que proteger a natureza é um dever de todos e que a nossa sobrevivência e das futuras gerações está diretamente ligada a preservação da natureza.
Plantar uma árvore é um sinal de amor a vida e um ato de compromisso com a sociedade.
Aqui você conhece mais sobre o Projeto Força Verde!
Você sabia?
No Brasil, a árvore mais antiga é um Jequitibá de 3.020 anos, localizado em Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo. Sua copa possui 39 metros de diâmetro, onde vivem tucanos e macacos, entre outros animais.